sexta-feira, 22 de abril de 2011

Gallup divulga “índice de prosperidade” mundial

http://www.gallup.com/poll/126977/global-wellbeing-surveys-find-nations-worlds-apart.aspx



O mapa aí em cima é um resumo da pesquisa que a empresa de consultoria Gallup Consulting realizou em 124 países, tentando medir o sentimento de prosperiadade – atual e nos próximos cinco anos – da população.
A Dinamarca ficar em primeiro – com três quartos, quase, se sentindo prósperos, não é surpresa. Muito menos que, logo a seguir, venham a Suécia e o Canadá.
Muito menos alguém estranhará que os índices na África sejam baixos, o pior deles no Chad, onde só 1% se considera próspero.
Mas é supreendente, ao menos para quem crê  na  propaganda da mídia, que a Venezuela – que deveria estar mergulhada no “caos chavista”  seja o país latinoamericano mais bem colocado na lista, em 5º, com 64 % de sentimento de prosperidade na população, tanto quanto a Finlância e mais que a Holanda (62%) e os próprios Estados Unidos , que têm 59%.
O Brasil está bem na fita, como o 15º colocado entre 124 nações, e com um índice de sentimento de prosperidade (57%) maior que o da Inglaterra (54%), França (42%) e Espanha (34%). Nossos irmãos portugueses, duramente atingidos pela crise, têm só 14%.
Só 19 países têm índices superiores a 50% da população de sentimento de prosperidade, enquanto 67 países apresentam índices abaixo de 25%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário